Super Interessante PT – Já conhece o Eco-Cooler? O ar-condicionado que não usa electricidade. A vida no Bangladesh é muito difícil para a maioria dos seus habitante pois , além de não terem eletricidade, internet, água limpa, comida, ainda sofrem com as altas temperatura no país. No entanto, numa pequena vila, surgiu uma solução inovadora e barata para este último problema. O Super Interessante PT conta-lhe tudo. Em Daulatdia, uma pequena vila com aproximadamente 28 mil pessoas, empilhadas em casebres sem água corrente, e com temperaturas diárias que passam de 45ºC, criaram um sistema de ar-condicionado sem eletricidade, com baixo custo, já que é feito de garrafas pet e papelão. São feitos furos no papelão, e preenchidos com garrafas pet. Após finalizado, o “ar-condicionado” é colocado na frente da porta ou janela. O efeito refrigerador é imediato e abaixa até 12º Celsius.

A explicação é bem simples: o ar quente entra nas garrafas pelo lado de fora e depois manda um ar mais frio para fora pela passagem estreita da garrafa. Além de ajudar na refrigeração deste lugar, também incentiva a reciclagem das garrafas de plástico.

Eco-Cooler é uma ideia muito criativa e que tem ajudado muito essas pessoas, sendo também uma opção muito válida em países africanos ou sul-americanos que tenham graves problemas de distribuição de energia. Veja o vídeo abaixo para entender melhor como funciona essa invenção.